CASAMENTO: uma benção de Deus

Uma BENÇÃO de DEUS para nós: O CASAMENTO
(Gn 1.26,27 e 2.18).

A Bíblia demonstra que fomos criados e somos potencializados para aos relacionamentos porque somos a imagem e semelhança de Deus.

A trindade se relaciona e estava desenvolve esta realidade em toda a historia do homem – na criação, na revelação do Messias (batismo de Jesus), na Cruz e na Ressurreição.
Esta verdade e necessidade relacional não se apresenta apenas na dimensão vertical, mas também horizontal.

O Homem existe para uma relação com Deus e com o próximo, e nesta perspectiva horizontal Deus estabeleceu uma relação especial chamada casamento.

Deus declara que “não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora idônea” e nessa expressão o Senhor deixa claro seu propósito de aperfeiçoar a existência do homem e da mulher com um relacionamento horizontal de compartilhamento, de complementariedade e entrega. Logo, ao falar de casamento precisamos entender que falamos de BENÇÃO.
Benção de Deus pra nós. De uma cônjuge para o outro e da unidade, crescimento e complementariedade conjugal para a família e por fim para sociedade.

Entendamos que isto está arraigado em nós pois nossas leis, sociólogos, antropólogos e outros “ólogos” dizem que a família é a célula mater (mãe) da sociedade. Célula que surge do casamento.

Assim, ao falarmos sobre casamento estamos falando da decisão que tomamos ao nos casar de
viver e ser uma benção.

Mas como viver e ser benção no casamento?

Qual o segredo de uma vida conjugal abençoadora?
- inicialmente, queremos dizer que não há segredo. Não há mágicas. Não há ganhar na loteria. Não há sorte.

Não há segredo por que os princípios fundamentais do casamento estão na Bíblia, o livro mais editado, vendido e traduzido na história da humanidade. Até línguas indígenas já possuem a Bíblia. Deus não faz segredos quando quer nos abençoar.

Não há sorte, porque não benção no casamento por acaso. As coisas não acontecem do nada ou por magia. Precisamos nos dedicar diária e constantemente para viver e ser benção – este é o propósito de Deus. E isso requer de nós muito trabalho.
Daí a primeira grande notícia. Nosso primeiro grande “furo” – de reportagem bíblica desta noite – o casamento é um lugar de dedicação, é um centro de trabalho, onde acima de tudo precisamos e devemos trabalhar nos mesmos para sermos melhores e trabalhar para que nosso cônjuge também cresça.

Quem não é uma pessoa melhor depois de dois, cinco, dez, vinte e cinco ou cinqüenta anos de casado é porque não conseguiu ou não soube como trabalhar esse relacionamento.

Não acredito que as pessoas casem para sofrer, se frustar e, até mesmo, se separar. Quando casamos acreditamos e desejamos que o “até que a morte nos separe é uma verdade para nós”.
Então precisamos responder a outra questão como devo me dedicar?
É desta forma de viver que Deus fala em sua Palavra.
Preciso viver compromissado com Deus e com meu cônjuge!!!
A dificuldade disso está em nós, não casamento, nem na Palavra de Deus.

Deus nos abençoe nessa grande tarefa.
Votos de
Pr Alex Carneiro

Face Diálogo Cristão