ALÉM DA CAVERNA - Uma reflexão sobre esperança diante da fadiga da vida

Além da Caverna
Texto: 1 Rs 19.1 a 21

Em conversa com um servo de Deus com seus noventa anos perguntei como iam as coisas, e ele disse: agora vamos igual a um carro velho. Engasga aqui, a gente tenta consertar, range acolá e a gente lubrifica, enguiça troca a peça e quando não dá a gente vai andando devagarinho como Deus permite.
A fadiga é uma realidade, nos carros e na vida. Fadiga é cansaço, esforço excessivo, desgaste pelo tempo ou circunstâncias. E quanto mais temos que lidar com as coisas da vida mais ela aparece. E em seus desgastes os efeitos são diversos em tempo e forma. Algumas vezes é rápido mais intenso, em outros longo e vai minando nossas forças aos poucos.

Se pensarmos apenas no fato de que a vida por si só tem suas agruras podemos ter certeza que todos estamos expostos a vicissitudes da vida. Aos momentos e aborrecimentos que não gostaríamos de viver ou passar. E diferentemente dos carros ou outras máquinas que podemos simplesmente trocar a peça ou o próprio carro ou utensílio, na vida temos que conviver com ela e vencê-la.

A fadiga pode se expressar de várias formas. Por falta de paciência e irritação; por ansiedade; medo; desmotivação; síndromes emocionais; até a chegar à famigerada depressão. Atualmente, haja vista a intensidade da vida moderna e das diversas áreas que temos que atuar em nosso dia a dia, temos a figura o born out – isto é, do apagar como uma brasa de carvão que vai se apagamento. A circunstância em que o próprio organismo estafado leva a um apagamento para não pifar completamente.

Interessante sabermos que isso é parte de nossa humanidade, e que portanto pode ocorrer em não crentes e crentes. Na verdade creio que diante dos desafios que enfrentamos, nós cristãos estamos bem mais suscetíveis a esse mal.

Cabe ressalvar que por ser uma questão humana, os desgastes podem existir em vários momentos da vida. Na infância de uma criança que sofre perdas ou muitas cobranças, de uma adolescente ou jovem por suas mudanças relacionais e hormonais. Na vida adulta, por todas as responsabilidades, ou pelos períodos de menopausa das mulheres ou crises da meia idade dos homens. Pelo luto, a perda do emprego, um ato de ofensa emocional etc. Ela não discrimina o ser humano em nada, pode vir sobre todos, em qualquer momento.

Foi o que ocorreu com Elias, com Moisés, com Davi e tanto outros servos de Deus. Não é sem razão que o Dr Francisco Lotufo Neto, psiquiatra do Hospital das Clinicas, resolveu escrever sua tese de Doutorado sobre a saúde mental de pastores e líderes, depois de atender vários desses com vários problemas psicossomáticos – como síndrome do pânico, crise de ansiedade, depressão etc.

Wayne Cordeiro, pastor de uma grande igreja americana escreveu o livro “Andando com o tanque vazio” onde relata e trata de sua experiência pessoal com o burn out e dos casos de outros pastores e líderes com a fadiga da vida e de seus ministérios.

Tudo isso é o que chamamos aqui de “caverna”, aquele momento agudo da vida que não vemos mais saída e simplesmente a falta de ânimo e desesperança leva a fuga e como um animal acuado nos enfiamos na primeira toca ou caverna que pudermos.

Com a graça de Deus, talvez nem todos cheguemos a este ponto, mas não podemos negar que todos podemos e temos momentos de fadiga e caverna. E aqui, outra ressalva, se você nunca chegou nessa condição não despreze o sentimento do outro, pois toda dificuldade é sempre pessoal, assim, o que pode ser simples pra mim pode ser muito difícil pro outro, e vice versa.
Nesse caso o que podemos fazer? Afinal pode haver algo além da caverna? Além das agruras da vida?

ALÉM DA CAVERNA, EXISTE O CUIDADO DE DEUS
- Quando Elias pede a morte e se entrega a solidão, Deus age de modo sobrenatural para suprir sua fadiga física, emocional e espiritual.
Deus vendo o momento depressivo de Elias manda um anjo para cuidar de suas necessidades e orienta que Elias busque o repouso restaurador – come e dorme, pois o caminho e longo.
Isto é, busque um tratamento restaurador porque você ainda tem coisas para viver.

Interessante que Deus podia curar Elias num único ato, mas usa o modo ordinário de tratamento. Assim, precisamos entender que os distúrbios psicossomáticos da fadiga precisam ser tratados, na maioria das vezes, além das orações, com cuidados médicos, alimentação, descanso etc.

ALÉM DA CAVERNA, EXISTE A VOZ DE DEUS
- Este é outro ponto muito interessante porque muitas vezes podemos ver as vozes cristãs dizendo: deixa dessa bobagem, você é um homem de Deus; Que isso, você precisa ter fé; ou você precisa orar mais ou se envolver mais com as coisas de Deus.
Contudo aqui, vemos o Senhor diante de um profeta profundamente comprometido com a obra de Deus e poderoso em oração e ações, simplesmente falando mansamente e permitindo que ele se abra como alguém num grande divã.
Um Deus que pacientemente ouve sobre os sentimento frustrantes de seu profeta e o orienta amavelmente e compreensivamente a não esmorecer.

Sim, Deus nos conhece. Deus sabe de nossa humanidade. E quando ninguém puder ou quiser nos ouvir Deus está pronto a nos por no seu colo ou em seu divã e cuidar de nossa fé e emoções. E sua voz é suave, amável e sempre nos mostrará que nossa vida e de muitos outros filhos são valiosas pra ele.
ALÉM DA CAVERNA, EXISTE O CHAMADO DE DEUS
Não podemos precisar quanto tempo durou todo esse tratamento, mas uma coisa temos certeza, ele fez com que Elias ainda pudesse seguir seu chamado, e dentro de seus limites, operar na vida de outros instrumentos de Deus.

Depois de ter sua fadiga recuperada, Elias cumpriu seu chamado ungindo reis e um profeta substitutivo. Seu chamado foi completado, sua missão foi cumprida, não com a morte, mas como um canal da benção de Deus na vida de outros.

Além da caverna ainda há coisas por fazer, talvez em outro ritmo ou forma, mas a fadiga pode nos atingir, porém se nos permitirmos cuidar e ouvir a voz de Deus veremos que mesmo o mais desgastado do servos pode ser útil para Deus e as pessoas.

Platão falou do mito da caverna, onde pessoas viviam dentro da caverna apenas vendo sombras do que seria a vida além da caverna. Ele estava tratando sobre o conhecimento.

Por meio de Elias Deus nos permite ver que somos apenas humanos, que podem em seu nome fazer milagres e vencer grandes batalhas, mas que também estaremos sujeitos a toda fadiga que a vida de serviço a Deus traz.
Por meio momento da Caverna do Profeta ele também nos permite ver que ele será apenas mais um momento muito difícil, mas que pode ser vencido, pelo cuidado ordinário de Deus, talvez com médicos, medicamentos, descanso entre outras ações, mas sempre sob o olhar de Deus.
Por meio da escuridão da caverna Deus nos permite perceber como podemos abrir nosso coração e ouvir sua voz suave e amável nos chamando pra fora.
E ao sair, poderemos ainda ver o quanto há por fazer, num outro ritmo ou chamado, mas sendo benção nas mãos de Deus e na vida dos outros.

E diante da pergunta inicial que lançamos:
Afinal pode haver algo além da caverna? Além das agruras da vida?
Sim. Existe o nosso Deus e Pai cheio de graça, que cuida e fala conosco e quer continuar nos usando como seu instrumento de benção.

Por isso, meu desejo é que Deus o abençoe. E meu pedido é, lembre-se sempre que Deus está conosco na escuridão da vida e, principalmente, além da caverna derramando sua graça salvadora e sustentadora.
Deus os abençoe e ore por nós.

Pr Alex Ribeiro Carneiro
Nos visite no Face Diálogo Cristão