SEGUINDO, APESAR DA DOR - Parte 8

Seguindo, apesar da dor – Parte 9

UMA PALAVRA DE ÂNIMO: Deus se importa e tem cuidado por nós (Jo 5.1 a 9).

Alguns pensam que há uma dicotomia entre a teologia e a prática. E consequentemente temos uma vida eclesiástica e uma leiga. Uma coisa é a vida espiritual e outra é a material. Outros pensam que Deus como um grande relojoeiro, fez o universo e o deixou a mercê de seu funcionamento automático, segundo as regras naturais. Ou então sem qualquer ação providencial de Deus. Ou seja nos criou, e até planejou nos salvar mas não se importa com nosso dia a dia. Afirmam, portanto, que Deus não se envolve com todos os aspectos de nossa vida.

Às vezes, diante de tantas lutas, até nós pensamos assim. A Bíblia não faz esta separação. A história apresentada no Evangelho de João, nós demonstra que não há esta separação e que Cristo se importa conosco. Que Deus não é insensível a nossas dores e dificuldades.

No capítulo 5 de João, Jesus demonstra esta verdade, a saber, que só Ele tem poder para dar sentido a nossa vida. Portanto gostaria de falar de um messias, soberano, amoroso e salvador. E que com toda sua santidade e poder, que se importa com nossa vida comum, sofredora e difícil.
CRISTO SE IMPORTA CONOSCO e...

1. “...ESTÁ ATENTO AS NOSSAS DIFICULDADES V.1 A 6
- É interessante ressalvar que ainda que vivamos no meio de um lugar que se fala de misericórdia Betesda - BETE SAHTA, “casa de misericórdia”: a Igreja, pois ela existe para como Cristo ver a miséria vivida pelas pessoas e por elas ter compaixão. No entanto por vezes, ainda que sendo parte dela, nos sentimos só e cansados. Não obstante, Cristo está atento a nossas dificuldades, é o que diz o texto: Ele “vendo-o” e “sabendo” perguntou-lhe .
- Jesus poderia ter passado direto e ignorado aquele aleijado, mas o Senhor foi até ele estabeleceu um relacionamento, se interessou por ele. Cristo nos amou, morreu por nós e nos deixou O consolador porque se preocupa conosco; porque sabe de nossas limitações e dificuldades; pois ele tem cuidado por nós.

2.“... OUVE NOSSAS SÚPLICAS: ( V.6 e 7)
a ) Súplicas de solidão, de abandono. Disse o homem : “não tenho ninguém”. Ao atentar para aquele homem, Cristo, foi em direção dele, no sentido de suas dificuldade, de preencher sua solidão. E neste momento este falou do que estava cheio seu coração: solidão e abandono.
b) súplicas de baixa auto-estima; de desvantagens. Disse “Enquanto vou outro desce antes de mim”. Ele se abriu para Jesus. O senhor já sabia de sua condição; de seus impedimentos e depressão. Contudo quis ouvir do homem. É interessante como Deus nos permite demonstrarmos nossas fraquezas, e deseja que reconheçamos nossa limitação e dependência.
Foi isto que o apóstolo Paulo entendeu ao declarar “quando estou fraco aí e que sou forte ...” e com isto aprendeu que “tudo posso naquele que me fortalece” Fp 4.13. Pois é justamente na condição de dependência total que Deus opera, tendo cuidado por nós.

3. “ CRISTO SE IMPORTA ” e NOS AJUDA V.8

a) Na cura : A espera foi longa mas a ajuda foi completa. Não só física como emocional e espiritual.
Para o Judeu a doença era um castigo divino, um problema com Deus, que Jesus resolveu. As circunstâncias criaram naquele homem uma vida de depressão, apatia e solidão. O homem venceu isto, pois foi capaz de atender a ordem de Cristo, e teve ânimo para se esforçar e vencer sua luta de 38 anos de vida miserável.
b) A Vencer as barreiras : O homem foi capaz, em Cristo, de transpor suas barreiras.
- Pessoais: Ele venceu sua luta de depressão; do sentimento de inferioridade social: “e pôs-se a andar”
- Preconceituais : Era Sábado, um Judeu são não podia trabalhar, nem carregar nada; Em Jr 17.21 e 22 vemos o profeta protestar quanto a isto. Quanto mais um amaldiçoado pela doença. Mas sua relação agora e dependência era com Jesus, alguém que se importou com ele, que o ouviu e que resolveu efetivamente ajudá-lo. Que teve cuidado por ele. Não importa o que digam; não importa os costumes, isto é, como as coisas sempre acontecem, em Cristo a ajuda é real.

Era noite. Trovões ribombavam e relâmpagos faiscavam no horizonte. Chovia torrencialmente. Às casa tremiam com a violência do vento e da chuva pesada, que batia nas vidraças. O cenário era de um filme de terror.
Dentro da casa estava um pequeno menino com coqueluche, que deitado, ouvia os rumores da tempestade. Chamou então sua mãe atemorizado: Mãezinha onde estás? Estou aqui respondeu sua mãe.
Ele estendeu sua mão. Sua mãe o tocou, acariciando-o; e perguntou quer mais alguma coisa? Ele respondeu, agora nada, porque você está aqui !

Ah ! Como nos sentimos sós nas horas de dificuldades, se não firmamos nossa fé em Deus, que está sempre atento a nossas dificuldades; pronto a ouvir nosso pranto e a nos ajudar. Cristo se importa conosco a maior prova disso foi sua morte na cruz para nos salvar. Creia, Ele é capaz de te ajudar a vencer suas barreiras de solidão; de abandono; de apatia. E ajudá-lo a sobreviver às aflições.
O senhor disse que Ele é a nossa luz. Se hoje você perceber que Ele é sua luz no fim do túnel vá em frente; tome seu leito de dificuldades e ande para honra e glória de Cristo, ainda que todas as circunstâncias sejam desfavoráveis. ... marche ! O senhor pelejará por você! Ele se importa e cuida de nós!

Que Deus em sua misericórdia e graça o abençoe.
Pr Alex Carneiro
https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao