A QUEDA DO HOMEM E OS ELEMENTOS DA SOTEROLOGIA - Parte 3

2. A SOTEROLOGIA

Deus tinha plena consciência de que o homem iria cair em pecado, antes mesmo de criá-lo. Mesmo assim Ele o criou e planejou uma maneira de redimi-lo, um plano para salvá-lo.
Deus que tudo provê e governa foi o elaborador deste plano, e a salvação foi providenciada antes da fundação do mundo(Tt1:2; Ipe 1:2; Rm 8:29; 2Tm1:9),em “stricto senso” visa apenas os eleitos(Rm8;29 e 30) e Deus providenciou este plano na pessoa e obra de Seu Filho, foi feita com o propósito de nos livrar da culpa, do castigo, do poder e por fim da presença do pecado, e em “lato senso” visou a todos o mundo, pois também inclui a redenção da natureza, o conserto de todas as coisas( Ap 21:1-2). Assim Deus preparou um plano e o dotou de um propósito. Para sua efetivação Ele adotou métodos , no passado, dentro de cada período determinado, desde o Edênico até o Mosaico, no presente, pela vinda do Salvador e ação do Espírito, no período chamado Eclesiástico( da Igreja), e no futuro, pela instituição de seu Reino Eterno.
Cristo, na elaboração do plano da salvação pelo Pai, voluntariamente se dispôs a executá- lo, a pagar o preço pela injusta ofensa à santidade de Deus( Hb 9:14-15).
Por tudo isso clama a Palavra de Deus que: “pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós é dom de Deus, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8,9).
Logo só por um elemento soterológico, exclusivo de Deus, concedido sem base em mérito ou possibilidade humana, a Graça, poderia o homem receber de Deus por Cristo a salvação com todos os seus elementos consequentes.

2.1 – OS ELEMENTOS DA SOTEROLOGIA

Para entendimento e estudo deste plano de Salvação, com base no dom imerecido, a GRAÇA, a qual já expomos retro, didaticamente, os teólogos estruturam a Soterologia em elementos. Alguns autores preferem chamar estes de “ordo salutis” ( Berkhof , 1990, p.413), contudo, tal conceito e ordem não são pacíficos, no entanto, preferem, em sua maioria, tratar como “Elementos”, pois não é possível estabelecer uma ordem específica para eles, haja vista que ocorrem instantânea e simultaneamente, salvo a santificação e a oração que são atos instantâneos de efeitos progressivos.
Os elementos que compõem a Soterologia são: Eleição, Vocação, Conversão e Arrependimento, Justificação, Fé, Regeneração, Adoção, Santificação, Perseverança, e Oração.
Por motivos didáticos dividi estes em Elementos Básicos, Elementos Instantâneos e Elementos Progressivos.

2.1.1 ELEMENTOS BÁSICOS

ELEIÇÃO: É o ato soberano de Deus em graça pelo qual Ele escolheu em Jesus para a salvação todos que de antemão Ele sabia que O aceitariam. Segundo Berkhof, com base em Calvino: “É o ato eterno de Deus pelo qual Ele, em Seu soberano beneplácito, e sem levar em conta nenhum mérito previsto no homem, escolhe um número de homens para receberem a graça especial e a salvação eterna”.
1.a ) Eleição e Presciência. É um ato soberano de Deus, Ele não tinha obrigação alguma de eleger ninguém. As Escrituras definitivamente baseiam a eleição de Deus em Sua presciência: Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou,... (Rm 8:29,30) “aos eleitos ... segundo a presciência de Deus Pai”( I Pe 1:1,2 ). Como a humanidade está morta em delitos e pecados e nada pode fazer para obter a salvação, Deus restaurou graciosamente restaura a todos os homens capacidade suficiente para fazer a escolha na questão da submissão a Ele. Em sua presciência, Ele tem consciência do que cada um vai fazer com esta capacidade restaurada, e elege para a salvação em harmonia com Seu conhecimento da escolha que fazem Dele.
1.b) Eleição e Predestinação. Segundo Scofield , é o exercício eficaz da vontade de Deus pelo qual as coisas de antemão determinadas por Ele são levados a acontecer”. B. Scofield pág 1250. Quando aplicada à redenção, isto significaria que, na eleição, Deus decidiu salvar aqueles que aceitarem Seu Filho e a salvação oferecida, em predestinação Ele determinou eficazmente cumprir esse propósito.

VOCAÇÃO : É a doutrina do chamado de Deus. A graça de Deus é exaltada na provisão e na oferta da salvação. É o ato de graça pelo qual Ele convida os homens a aceitarem, pela fé, a salvação providenciada por Cristo. As coisas para as quais Ele chama o homem são arrependimento ( Mt 3:2; Mc 1:14, 15; At 2:38) e fé ( Mc 1:15; Jo 6:29; At 16:31; Rm 10:9)
Deus tem uma variedade de meios pelos quais chama os homens.
a) A Palavra (R 10:16, 17; II Ts 2:14);
b) pelo Espírito (convence) (Jo 16:8; Gn 6:3; Hb 3:7,8);
c) por seus Servos (II Cr 36:15; Jr 25:4; Mt 22: 2-4; Rm 10:14).
Cabe ressalvar, não obstante, que apesar destes meios, Deus em sua soberania pode usar todo e qualquer meio para chamar e salvar.

Continuaremos na próxima semana. Deus o abençoe. Pr.Alex R. Carneiro
Acompanhe as reflexões diárias, novidades e nossos trabalhos na fan page https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao