ESPERANÇA NOS CÉUS, AÇÃO NA TERRA - Parte 2

ESPERANÇA NOS CÉUS, AÇÃO NA TERRA - Parte 2
Ao tratar desse tema vimos, com base em Atos dos Apóstolos 1.6 a 11 que existem visões e perspectivas distintas sobre nossa vida como povo de Deus (Israel). Uma perspectiva sincera mas equivocada dos apóstolos e outra verdadeira e correta de Deus. Duas perspectivas a Humana e a Divina.
E refletimos sobre perspectivas sinceras, porém equivocadas que são colocadas em nossa mente e coração hoje. Apresentamos pelo menos dois equívocos comuns nos dias de hoje. O da visão Política e da visão humana Pietista. Comentamos a cerca da visão política e agora queremos falar da visão pietista.
A Visão Humana PIETISTA – essa perspectiva parte da premissa que o espiritualismo místico é suficiente para preencher o vazio do homem.
Há uma separação entre o divino e o humano, ou mundano. Há uma visão que os espirituais são os ungidos, Deus não é deste mundo, nossa luta também não é nesta dimensão. E consequentemente Deus nos dotou de poderes sobrenaturais para a vitória. Estes sopram no espírito; revelam por atacado e no varejo pelo espírito; curam no espírito. Não obstante também matam no espírito, pois quando suas ações no espírito são desmascaradas, ou não produzem qualquer efeito no homem, este se desilude, se frustra, e acaba culpando Deus e a Igreja, por este espiritualismo dissimulado, falso e que não esta fundado de modo firme e pleno na Palavra de Deus.
Pio é aquele que se apega as coisas de Deus, que busca estar perto de ou consagrado para Deus, e consequentemente reflete seu amor. Daí a nossa idéia de piedade se confundir com o amor.
Contudo estes têm a visão do público, do “show”, são os que querem o “holofote”, onde possam dominar e serem poderosos. A estes o Senhor dirá apartaí-vos de mim (Mt 25).
Essa visão não entende o cronos e o kairos de Deus. Não atenta para os planos históricos e espirituais de Deus. Não consegue ver que Deus unificou e universalizou a cultura grega desde de Alexandre o grande para que se uniformiza-se a proclamação da mensagem do evangelho. Que Deus constituiu o Império Romano, para que todo caminho levasse a Roma e para que as boas novas fossem até os confins da terra. Que permitiu o Renascimento e Iluminismo para o crescimento da teologia e para a Reforma da Igreja. Que Deus usa e usará a tecnologia e a pós-modernidade para globalizadamente apontar a nós a miséria do homem e sua conseqüente necessidade de Deus.
Por que não podemos ver assim? Porque a PERSPECTIVA HUMANA É MATERIALISTA ou ESPIRITUALIZADA e portanto LIMITADA E INOPERANTE.
Por isso para não nos enganarmos como os Apóstolos, em sua visão humana-materialista implantada pela sociedade e religião judaica da época de um “Filho do Homem” como em Daniel, que se transformou através dos tempos no “Super Salvador” o super-herói dos judeus. E para não nos equivocarmos como os crentes pietistas pós-modernos, em sua visão pentecostalista, de falsa espiritualidade, que ao invés de abençoar constrange: “ você precisa ser selado pelo espírito”; “o poder do espírito ira te derrubar”; “ Deus me revelou, por isso determino a benção sobre você” , e quando a bênção não vem você é quem está em pecado.
Isto sem falar dos tradicionalistas exarcerbados que se colocam diante da história, se apoiam na bênção dos hinos e vêem Deus como soberano salvador, que predestina e salva (o que é verdade). Contudo, esquecem que Ele faz isto para sua glória e não para orgulho dos salvos ou discriminação religiosa. E que sua soberania e graça exige boas obras e proclamação do evangelho, pois nós somos sua vara de pescar, a palavra sua isca e Espírito Santo o anzol que trás o peixe escolhido por Deus.
Para não nos equivocarmos com estas visões míopes, precisamos buscar a perspectiva de Deus. É o que faremos em nosso próximo encontro.
Deus o abençoe.
Pr Alex

Uma observação importante: não sou contra pentecostais, tradicionais ou neopentecostais, pois creio que é a misericórdia de Deus que nos permiti agrupar e crer nessas linhas. É a misericórdia Dele que nos permiti adorá-lo de uma forma que também nos agrade e nos faça sentir bem (quando deveria ser aceitável apenas a ele). Estou falando sim, de perspectivas que ignoram essa misericórdia e que tomam posições radicais baseada em perspectivas meramente humanas. A grande bênção é que a graça de Deus está acima de todos nós e todas nossas visões.