MENSAGENS AOS CANIÇOS QUEBRADOS - PARTE 4

DEUS SE COMPADECE DOS DESAMPARADOS E DOS DESALENTADOS.
Mas talvez você diga , Ah ! Não tenho ânimo, não tenho a força ou a fé desta mulher, eu lhe esponderei a mensagem é Ele não “esmagará a cana quebrada, nem apagará a ( cana ou graveto ) que fumega”. Mesmo que você se sinta como um pavio enfumaçado de uma vela que não tem mais o que queimar, mesmo que você esteja tão desanimado que não consegue enfrentar a sua multidão ele se importa e não apagará a cana que fumega, o graveto sem brasa”.

Em João 5 encontramos um homem paralisado e sem fé, é o paralítico do tanque de Betesda. Ele estava lá a 38 anos espera de um milagre, já estava tão fraco que a pergunta “queres ser curado de Jesus ? “ele responde “Não tenho ninguém” ele estava provavelmente deprimido e cansado, na solidão da “casa de misericórdia”, desalentado pela lenda do anjo que curava e que nunca pode ver ou sentir. Era um pavio sem fogo. Mas Jesus sem resposta, sem ato de fé daquele homem mostra toda sua misericórdia e graça e vaticina “Levanta, toma tua cama e anda”. Imediatamente o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar.
Ele não veio apagar a cana que fumega, ou o graveto sem brasa”. ( Is 42.1-4). Ele veio “apregoar boas novas aos quebrantados, e a curá-los, a proclamar a libertação aos cativos ... a apregoar o ano aceitável do Senhor... a consolar os que choram... para por uma cora no lugar de cinzas e óleo de alegria no lugar de prantos, veste de louvor no lugar de espirito angustiado”.(Is 61.1-3).
Entretanto este ainda não é o conteúdo total da mensagem, pois ela aponta para uma esperança. Ele não “esmagará a cana quebrada, nem apagará a ( cana ou graveto ) que fumega, até que faça vencedor o juízo. E, no seu nome, esperarão os gentios”. Versos 20 e 21.
Não seria completa a mensagem sem falássemos que DEUS NOS CONCEDE SUA GRAÇA-JUSTIFICADORA. Sem que fizéssemos a ligação entre do final do verso 18 com o versos 19 e 20 apontássemos para este anúncio como a verdadeira esperança dos povos.
Contudo para melhor entendermos isto temos que lembrar que Mt 12.18 a 21 é um referência ao cumprimento da profecia de Is 42, logo é necessário ler nosso texto a luz de Isaías. O verso 3 de Is 42 declara: “não esmagará a cana quebrada, nem apagará a ( cana ou graveto ) torcida que fumega; em verdade promulgará o direito” ( a justiça segundo Mt 12.18) e continua no verso 6 : Eu o Senhor, te chamei em justiça, tomarte-ei pela mão, e te gaurdarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios...”.
O apóstolo Paulo, em Romanos 5, sintetiza estas verdades da seguinte maneira: “Justificados pois mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

E o mesmo apóstolo, compreendendo as lutas que suportaríamos e animando-nos continua dizendo: “ e não somente nisto”... ou seja nos vivemos e temos esperança não somente no porvir “... mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência, e a experiência esperança ... mas Deus prova seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por eles salvos da ira”.
Que o grande Deus de misericórdia o abençoe profundamente.
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO