MENSAGENS AOS CANIÇOS QUEBRADOS - PARTE 2

PARTE 2

Como dissemos, Deus sussurra sua mensagem para nós, precisamos estar atentos para ouvir, antes que chegue os dias e noites com nevoeiros, gostaria que você prestasse atenção para a “mensagem de Deus aos caniços quebrados e aos pavios fumegantes”.
Alguns ASPECTOS desta mensagem:

1º - Quem é o portador desta mensagem ? No texto que lemos é Jesus. Ele é o SERVO escolhido. É ele que tem uma mensagem para nós. Mas porque ele não é um simples mensageiro mas sim o SERVO ESCOLHIDO ?
Há um contexto precedente e um contexto remoto que nos explica isto. O contexto precedente é o citado neste texto, é a profecia de Is 42 1-4, que precisa ser entendida junto com Is 53 ( do servo sofredor) e Is 61 ( do servo ungido).
O remoto é de Mt 1.23 que declara que seu nome será “Emanuel”(Deus conosco) e o trecho imediatamente anterior a este em que os fariseus repelem esta idéia porque Jesus cura no Sábado, mas que o próprio cristo confirma pelos milagres que faz e por sua palavra que ele era maior que o templo e o sábado. É interessante como há também outras coisas que afastam a visão exata da luz de Deus, como a religiosidade legalista exacerbada e nossa soberba em achar que somos donos da verdade.

2º - Qual a natureza deste mensageiro ? Ele é servo sofredor e abençoador. O texto de Is 61 e 53, consecutivos a Is 42 ressaltam isso; Ele é escolhido para abençoar e para sofrer por nós (V.18 e 20). Portanto ele não é apenas o mensageiro mas também a própria mensagem, é nele que ela se completa e executa. Por isso João Batista, como precursor do messias, declara “eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, eis portanto a natureza desta mensagem: Graça. Deus deseja oferecer, mesmo com seu sacrifício, Sua graça e misericórdia ao mundo.

3º - Porque não contender ou gritar ? já que ele estava sendo perseguido e recebia oposição dos fariseus. Ele é um servo humilde e concentrado em seu propósito. Ele não deseja glória, não quer ser reconhecido. Sua missão não é contender, mas salvar. Os fariseus se opunham a sua messianidade, pois esta afrontava seus poderes e interesses religiosos, mas ele não estava interessado em combater isto, pois sabia que religiosidade sem Deus não transforma vidas e por isso não tem força. Sua preocupação era cumprir sua missão e entregando-se como mensagem de Deus ao mundo.
Não clamar nas praças era evitar seu reconhecimento político. Havia um desejo do povo em ter um guerreiro salvador de Israel, como o grande rei guerreiro Davi, este subjugaria seus opressores romanos. Porém Jesus não era um revolucionário zelote como Barrabás, ou um interesseiro herodiano como os Sumos Sacerdotes. Ele era SERVO HUMILDE pronto para trazer a verdadeira paz e libertação e para retirar o jugo legalista religioso dos fariseus. Ao contrário disto, ele se esvaziou de sua gloria por nós Fp 2.1 a 8.
Ele estava preocupado com as lutas internas e as cargas emocionais e espirituais do povo, por isso Ele declara no Cap 11. V.28, “vinde a mim vos que estais cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei”.
MAS QUAL É O CONTEÚDO DA MENSAGEM ? Qual o significado de “Ele não “esmagará a cana quebrada, nem apagará a ( cana ou graveto ) que fumega até que faça vencedora justiça” por isso ele é a esperança dos povos v.20 e 21.
E o que trataremos na próxima semana. Deus o abençoe não esqueça. Deus se preocupa conosco e está atento a nossas lutas.
Que o grande Deus de misericórdia o abençoe profundamente.
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO
Visite nossa página https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao