A CEIA PASCAL

A CEIA PASCAL
Ex 12 1 a 27
A Páscoa e a Ceia são duas faces da mesma moeda. A Páscoa anuncia o sacrifício de libertação e a redenção pelo sinal do sangue do cordeiro sacrificado - Cristo.
A expressão Páscoa em hebraico se apresenta como “Pesah” e tem o sentido de “passar por cima”, como no verso 13 e 27 de Ex 12, em que o anjo da morte “passa por cima”, não atinge as famílias que possuem o sinal do sangue do cordeiro. A Ceia no VT era memorial da consumação deste sacrifício de libertação. O NT rememora não só o sacrifício redentor de Cristo como também a esperança pela ressurreição do Senhor Jesus.
Em verdade muito mais que um rito de libertação, a passagem sobre as casas tem um significado mais profundo - a festa da Páscoa e a Ceia trazem a visão do amor de Deus que, pela graça, passa sobre nossos pecados pelo sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Graça que não só nos perdoa, mas nos dá a condição e força para uma nova vida em Cristo-ressurreto, no presente e no porvir.
Dentro dessa perspectiva, gostaria de convidá-los a reflexão sobre a páscoa a partir da visão e SIGNIFICADO DA CEIA, que não apenas representa a ação perdoadora e libertadora do povo de Deus no passado, mas principalmente aponta para a graça de Deus dispensada ontem, hoje e no porvir e que requer de nós, portanto, uma nova postura e entendimento.
A Ceia, juntamente com o Batismo, é um sacramento – como nos declara a Confissão de Fé de Westminster os sacramentos:
“são santo sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituído por Deus para representar a Cristo e seus benefícios, e para confirmar nosso interesse nele, bem como fazer um diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o mundo e solenemente comprometê-los no serviço de Deus em Cristo, de acordo com a sua Palavra” (CapXXVII Sec.1)
Assim, refletirmos sobre a Ceia Pascal é olharmos para aspectos fundamentais de nossa fé Cristã (não é sem razão que o Natal e a Páscoa são as principais festas Cristãs, pois em ambas Deus cumpri suas promessas redentoras e revela sua graça):

1. A Ceia Pascal SIGNIFICA PREPARAÇÃO V.1 a 6, 26 e 27
A ceia do Senhor não pode ser celebrada de qualquer forma.
É necessário que as pessoas ao participar dela tenham um momento de organização e participação em família. Como rito ela requer SOLENIDADE. Requer reverência e reflexão da bênção e ordenança de Deus (26 e 27). Que aqueles que dela participam tenham conhecimento do seu significado e se preparem adequadamente para a ceia de páscoa, para o memorial solene de adoração a Deus pelo perdão e esperança dispensados.

2. A Ceia Pascal SIGNIFICA CONTRIÇÃO V. 8
Em 1 Coríntios 11.28 Paulo estabelece o momento de reflexão e de contrição diante da condição de consciência e arrependimento para com Deus e para com o próximo. Requer que participemos EXAMINANDO nossas vidas diante de tão grande ação de Deus.
As ervas amargas do v.8 têm por objetivo trazer a lembrança do amargor da escravidão, bem como do sacrifício do primogênito. A ceia não é uma simples festa, mas um memorial de sacrifício. Fomos libertos e entraremos na terra prometida, no entanto isso tem um custo – o cordeiro sofreu e derramou sangue por nós.
A páscoa é um momento de reflexão sobre a extensão do amargor de Cristo, de morte e morte humilhante de cruz e da dedicação e sacrifício que temos dispensado para valorizar essa obra libertadora de Deus.

3. A Ceia Pascal SIGNIFICA ANSIEDADE (vontade de abandonar a escravidão) v. 11
Aqui gostaria que entendessemos esta ansiedade como atitude e desejo de abandonar o convívio da escravidão do pecado. De deixar rapidamente para trás o mundo que nos trata não como filhos de Deus, mas sim como ferramenta para seu sustento e exploração.
Ceia é atitude de quem sabe que é escravo, mas que se apresenta para a páscoa preparado para abandonar o Egito.
O lombo está cingido, isto a roupa está na amarrada a cintura e a barra na canela para podermos correr ou deixar rapidamente o Egito para trás. Devemos Calçamos as sandálias para podermos caminhar melhor para a Canaã e temos o cajado como apoio e para dar direção ao rebanho - para cuidar dos que estão sobre nossa responsabilidade.
Tudo isto “à pressa”; pois somos peregrinos e não devemos nos demorar para ir em busca da libertação.
Em nossa caminhada rumo a terra prometida nosso desejo deve ser de deixar completa e rapidamente a vida de escravidão e seguir rumo as promessas de Deus.
Nosso anseio - desejo e vontade não deve estar direcionado para o “Egito” mas para “Canaã”.

4. A Ceia Pascal SIGNIFICA ORDENANÇA v. 12, 14, 24 E 25
A ceia não é uma instituição humana, tanto no que se refere a seu rito como ao seu significado. É uma ordem direta de Deus. Um mandamento divino a ser cumprido por todo o povo de Deus. O próprio Jesus o determinou, como nos relata Paulo, em 1 Co 11.25, “fazei isto ... em memória de mim”.
Se cremos em Cristo, em seu sacrifício e perdão, preparar a ceia e preparar-se para a páscoa. É obedecer a Deus e assim estar pronto a transmitir a nossos filhos e gerações a grandeza da obra de libertação que obtivemos de Deus e proclamar que em Cristo ressurreto temos a esperança da salvação, a esperança de um vida livre na nova Canaã.

5. A Ceia Pascal SIGNIFICA REDENÇÃO V.24 E 28.
O sinal no umbral das portas reflete a aliança de redenção de Deus. Sinal de povo redimido, salvo por Ele. A pena do pecado: a morte, não teria poder sobre eles.
Redenção da qual podemos retirar dois significados:
- a Remissão (com SS), que significa perdão; e
- a Remição (com Ç) de pagamento do preço de uma dívida ( Ç).
Em verdade ambos são encontrados na páscoa.
Deus pelo sacrifício do cordeiro recebe o preço pago por nosso pecado e nos perdoa libertando-nos da pena deste pecado, como vemos em Cl 2.14 e 15.

CONCLUSÃO
A Páscoa, com o memorial da Ceia do Senhor, é momento solene de preparação pessoal. De contrição diante de nossos erros para com Deus e para com as pessoas, nossos relacionamentos.
A Páscoa é um convite ao abandono do pecado, numa atitude rápida, como quem tem olhos somente na Canaã celestial.
Ela é ordenança para relembrarmos nossas mentes e corações da redenção de nossos pecados por Cristo, que com seu sacrifício nos perdoou, pagando o preço de nossa dívida diante de nosso Deus santo e poderoso.
A páscoa é, portanto, um grande memorial de adoração a Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Um forte sinal de alerta para que caminhemos rumo a Canaã celestial de modo digno e ansiosos pela volta de Cristo.

Feliz Páscoa e boa ceia.
Cristo já ressuscitou, venceu a morte e nos libertou.
Aleluia ! Maranata – vem Senhor Jesus !