SEGUINDO, APESAR DA DOR - Parte 5

Seguindo, apesar da dor – Parte 5
Lidando com uma VIDA SEM IMUNIDADE - João 16.33
Vivemos numa sociedade onde a busca do prazer tem sido uma máxima, o ponto de já haver registros de pessoas com estresse por não alcançarem a felicidade. Essas são visões e perspectivas pós-modernas e, infelizmente, distorcidas, pois se baseiam no hedonismo, a doutrina antiga, do período socrático (mas difundida e reavivada hoje com outra roupagem) em que o prazer individual e imediato é o único bem possível, o princípio e fim da vida moral. Por isso temos tantos discursos a favor do “viva o hoje”, “não vale a pena se sacrificar” etc.
Assim, hoje a alegria e o prazer são um alvo, mesmo que efêmero e artificial, pois o que vale é gozar a vida, fugindo das lutas. Contudo, cada vez mais pessoas têm procurado aconselhamento e psicanalistas para falar de suas frustrações por não alcançarem uma vida cheia de prazer e alegria.
Por isso vemos tantas pessoas buscarem a fuga da realidade ou jogar os males para debaixo do tapete. E muitas procurando a religião ou espiritualismo como lenitivo para amenizar seus sofrimentos. Eis alguns dos fatores que tem tornado a pós-modernidade tão mística e exotérica.

Por que temos nos deparado com esses sentimentos e atitudes? PORQUE NÃO conseguimos lidar com o fato que NÃO HÁ IMUNIDADE AOS SOFRIMENTOS. Todo ser humano, de uma forma ou de outra, tem dificuldades, lutas e sofrimentos. Em breves, longos ou permanentes momentos de suas vidas. E isso é difícil de lidar.
Mas que mal há em buscar a felicidade? Nenhum. O problema está em vivermos fora da realidade de lutas que nos cercam e de pensarmos que os sofrimentos não podem fazer parte de nossas vidas. Que as tribulações também não podem nos produzir elementos positivos em nossas vidas.

Se pudermos propor uma visão panorâmica dos PRESSUPOSTOS ou QUESTÕES das tribulações da vida:
1) Não há vida sem aflições;
2) É possível ter bênçãos através das tribulações;
3) Aceitar as aflições não é fácil;
4) Passar lutas não é resultado de falta de fé ou pecado.
5) Há sofrimentos nos relacionamentos (familiares, pessoais etc.)
Quanto as este último tópico, em regra, as lutas podem surgir por algumas atitudes, como:
- Pessoas idealistas ou excessivamente exigentes;
- Pessoas excessivamente solicitas (prontas a dar tudo, numa vida serviçal ou sem qualquer cobrança);
- Falta de limites ou excesso de complacência;
- Por pessoas beligerantes (briguentas) e que não buscam a pacificação ou não aceitam usar de tolerância;
- Pessoas sem sabedoria; agem sem reflexão sobre consequências etc.
- Pessoas negativas, amarguradas, ou frustradas que tornam tudo antipático ou sombrio ao seu redor:

E não esqueça, Deus é deus de misericórdia e graça e mesmo que as circunstâncias da vida sejam tenebrosas. “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” João 16:33.

A paz de Cristo Jesus, nosso salvador e sustentação do Espírito Santo, nosso consolador. .
Pr Alex Carneiro
Curta nossa fan page e compartilhe... https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao