A QUEDA DO HOMEM E OS ELEMENTOS DA SOTEROLOGIA - Parte 4

2.1.2 ELEMENTOS INSTANTÂNEAS OU IMEDIATOS

ARREPENDIMENTO É uma consciência de pecado, culpa e perdição com uma disposição sincera e completa de escapar do pecado e abandoná-lo, voluntariamente. Sua natureza trás a idéia de tristeza e mudança. Trazendo assim como resultado alegria, perdão e derramamento do Espírito( Lc 15;7; Is 55;7)
Implica em reconhecimento , em confissão e em abandono do pecado. Envolve três aspectos no homem: O Intelectual, que dá-se pela mudança de idéia em relação ao pecado, sendo considerado culpa pessoal ( Rm 3:20, Sl 51: 1-3); O Emocional, a mudança de sentimento, de tristeza pelo pecado e desejo de perdão( Sl 51:1,2; Mt 21:30, 32; II Co 7:8; Hb 7:21); O Volitivo, na alteração da disposição, é a volta íntima contra o pecado( Mt 3:8-11; At 5:31; Rm 2:4).Exemplo típico é Lc 15 , na história do filho pródigo.
Dois pontos importantes são: 1) Somos chamados a arrepender-mos para que possamos sentir nossa própria incapacidade de fazer isso, e portanto somos lançados para Deus e pedirmos a Ele que execute esta obra de graça em nós. 2) Não existe arrependimento independente da fé.

. FÉ : A fé não se pode definir plenamente, mas sim ter a idéia de sua constituição, pois ela é uma experiência. A própria Bíblia não a defini, a descreve. Na conversão, a fé é o ato de alma crer e voltar-se para Deus, enquanto no arrependimento volta-se contra o pecado e a vontade de pecar. Seus textos básicos são: Mt 8:10; Mt 15:28; Mc 10:52, Hb 11.
É um poder sobrenatural. Envolve o conhecimento, ao afirmar a realidade das coisas espirituais; assentimento pela concordância com a verdade; a apropriação pela vontade de tornar a verdade parte de sua vida.
Sua fonte tem o fulcro em quatro colunas: O Pai ( Jo 14:1); O Filho ( Hb 11:30 e 12:2); O Espírito ( Ef
1;13) ; e nas Escrituras ( Jo 5:39; Ap 1:3).
Seus resultados são: a salvação ( Ef 2:8); a segurança ( Jo 12:46 ); o descanso no Senhor( I Pe 5:7; Sl 37:8); o fruto do Espírito (Gal 5:22,23) . Portanto sua experiência pessoal se manifesta no crente em três sentidos: Perseverança Mc 2:15; obediência ( Hb 11:8 e 17); na visão ( Hb 11:20).

JUSTIFICAÇÃO: Ato de Deus pelo qual Ele nos recebe em Seu favor como se fossemos justos, consistindo esta no perdão dos pecados e na imputação da justiça de Cristo. É um ato declarativo, onde o homem toma nova posição diante de Deus. Envolve: 1) Remissão da Pena ( Gn 2:16,17; Rm 5:12-14 e 6:23); 2)Restauração do favor de Deus ( Jo 3:36, Rm 1:18); 3) Imputação da Justiça ( Mt 22:11,12). Opera-se pela Graça ( Rm 3:24; Tt 3:7) ; pelo sangue de Cristo( Rm 5:9);pela fé ( Rm 3:26-30; Ef 2:8,9). Gera atitude de humildade (Sl 124:1), de contrição( Sl 51), e gratidão ( Sl 100);
Tem três aspectos: 1) Legal, de isenção de pena; 2) Teológico, de aplicação da misericórdia de Deus; 3) Prático, pois não somo feitos mas declarados justos.

REGENERAÇÃO : É a comunicação de vida a alma ( Jo 3:5,10; I Jo 5: 11,12 ) , como a concessão de uma nova natureza ( II Pe 1:4; Ef 4:24 ). Seu texto clássico é II Cor 5:17. Há necessidade de sua ocorrência pois o homem em seu estado natural não pode ter comunhão com Deus ( Ef 2:2,3) .
Os meios da regeneração são : 1) a vontade de Deus( Tg 1:18); 2) a morte e ressurreição de Cristo ( Jo 3:14-16); 3) as Escrituras ( Ef 5:26, I Cor 4:15); 4) o Espírito ( Jo 3:5;6 Tt 3:5).
Tem resultado interno ( I Jo 5:1 e Mc 7:21 a 23) e externo ( Mt 5:16 e 7:16; II Cor 3:18)

ADOÇÃO É literalmente “ser colocado na posição de filho”, o apóstolo Paulo aponta as vantagens desta posição como: libertação da lei(Gl 4:3-5); e a posse do Espírito de Filiação. firma. É portanto colocar alguém na posição de filho e com os mesmos direitos. E interessante salientar que a isonomia que Deus planejou antes da fundação do mundo, as leis brasileiras são alcançaram após a Constituição Federal de 1988, pois só após esta é que os filhos adotivos passaram a ter idênticos direitos aos consangüineos. Vê-se que falta ao homem espelhar-se em Deus.
A adoção tem seu tempo no passado eterno, dos conselhos de Deus( Ef 1:5), pois nos predestinou para isto; no presente, no momento que o crente aceita a Cristo (Gal 3:26); e no futuro, com a parousia, quando a adoção plena será consumada( Rm 8:23; Fp 3:20,21)
Gera efeitos importantes como: acesso ao Pai ( Rm 8:15); a irmandade com cristo ( Hb2:11); o gozo do Espírito(Gal 4:4-6); a proteção divina (Sl 103:13); ou seja direitos privilégios e responsabilidades(Rm 8:15-17)

SEGURANÇA Aqueles que foram justificados pela graça de Deus e regenerados por Cristo jamais cairão total ou finalmente do estado de graça, mas nele perseverarão até o final. O que não quer dizer que jamais pecarão. Cabe ressalvar que para Henry Clarence a “especulação vale pouco aqui, pois esta é uma doutrina mito mais de revelação” ( Palestras pág 276/Ed99) e cita Romanos 8 ; 35, 38 e 39. Pois Paulo diz: “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”( Rm 11:29), bem como, “estou bem certo que aquele que começou boa obra em vós a de completá-la até o dia de Cristo Jesus”( Fp 1:6 ).
Com a regeneração o crente recebe uma nova vida, e vida eterna( Jo 3:14-15). Pois Segurança do crente, se baseia: 1) na fidelidade de Deus à Sua Palavra ( I Jo 5:9-13); 2) na perfeição da obra de Cristo, pois a graça é inquestionável , ilimitada e suficiente ( At 10:44-48).
Cabe dizer que a segurança é ato exclusivo de Deus( Jo 10:28), distinguindo-se da perseverança que é ato do homem, voluntário. Porque quando a pessoa cai, cai “na” graça e não “da” graça ( Pv 12:3 e 24:16), pois o selo que recebemos declara que trata se da autoridade e propriedade de Deus sobre nós.

2.1.3 ELEMENTOS PROGRESSIVOS OU MEDIATOS ( ato – processo)

SANTIFICAÇÃO Pode-se conceituar como separação para Deus, imputação de Cristo como nossa santidade, purificação do mal moral, e conformidade com a imagem de Cristo. Enfim, é separar e purificar uma pessoa ou coisa para Deus. Logo, Santo se refere a nossa posição em Cristo, e Santificação nossa conduta diante de Cristo. Sendo portanto um ato e um processo. Sua natureza de ato se da no momento em que crê em Cristo ( I Cor 1:2; Hb10:10; Jd1:3), sua natureza de processo se da por toda a vida até o momento da santificação plena. Por ter sido o crente despojado e revestido deve agora despojar-se e revestir-se como eleito de Deus, ou seja como Santo ( Cl 3:8-12).
Assim sua natureza é de posição separada e processo progressivo de purificação( Rm 1:7).por isso não sig-nifica perfeccionismo( Tg 3:2) e nem antinonismo (teologia que declara que o salvo está liberto da ação da lei).
Há duas partes que atuam na santificação Deus e o homem. O Deus Trino: o Pai outorgando a santidade de Cristo ( I Cor 1:30); o Filho a opera por ter dado a vida ( Hb 10:10, Ef 5:25-27); o Espírito ao livrá-lo da natureza carnal (Rm 8:2). O Homem faz sua parte quando rende-se para que Deus possa executar nele, homem, Sua obra, ou seja, quando ele, homem, entrega definitivamente sua vida a Deus ( Rm 12;1 e , 19: 21; II Tm 2:21).

ORAÇÃO

Berkhof não aborda a oração como elemento da soterologia, e H.Clarence a trata como meio da graça.
Não obstante, Teologicamente tem sentido mais profundo do que o de entendimento comum, pois significa todas as formas de comunhão com Deus
Seu “ lato senso” abrange: adoração; ação de graças, súplica, interseção, confissão e contrição.
É um dever, uma ordem e um meio de benção ( Fl 2:13; At 4:42; Mt 7:11).

O Senhor Deus em sua presciência da queda elaborou o Plano da Salvação antes da criação, na eternidade, Cristo voluntariamente se dispôs a cumpri-lo, deixando sua glória e morrendo a morte expiatória e substitutiva de nossos pecados, o Espírito Santo incumbiu-se de aplicar tal plano, pelo derramamento da Graça, convencendo do pecado, regenerando, santificando o povo de Deus e conservando-os para o Reino Eterno. E para que se possa sistematicamente entender essa grandiosa obra, Deus iluminou e capacitou homens, que fundados nas Escrituras, elaboraram os elementos da soterologia.
“ Ex positis”, concluímos a nossa miserabilidade e o amor intenso da Trindade para nos conceder tão grande benção imerecida, e o envolvimento do Pai, do Filho e do Espírito Santo para a efetivação desse Plano da Salvação eterno, visando a redenção dos eleitos antes da fundação do mundo. E assim entendemos a necessidade de estudar e compreender cada elemento desse Plano de Salvação perfeito e fundado na graça e infalibilidade de Deus.
Terminamos mais um estudo.
Deus o abençoe - Pr. Alex R. Carneiro
Curta nossa fan page e compartilhe... https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao